
Eu não disse nada demais, disse apenas que quando ele não encontrasse palavras próprias para dirigir-se a Deus, que ela orasse então a oração do Pai Nosso, que é uma poderosa oração.
Daí comecei a meditar no significado de cada verso da oração descrita em Mateus 6, e vi que para muitos cristãos, muitas coisas são ditas da boca pra fora.
Para exemplificar o que estou falando, quando oramos a oração do Pai Nosso dizemos: “e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores” Mateus 6:12
Não é diferente quando oramos nossa oração particular, ou seja, também pedimos que Deus perdoe todos os nossos pecados.
O que estou querendo dizer é que muita gente faz uma oração mecânica, nunca parou para pensar no significado das palavras que profere em suas orações, como a do Pai Nosso, por exemplo.
Quando temos o perdão das nossas dividas, temos que ser pró-ativos em perdoar os nossos devedores, nunca tinha parado para pensar que se não fizermos isso tornamo-nos semelhante ao homem qual narra o texto abaixo:
“E, passando a fazê-lo, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos. Não tendo ele, porém, com que pagar, ordenou o senhor que fosse vendido ele, a mulher, os filhos e tudo quanto possuía e que a dívida fosse paga. Então, o servo, prostrando-se reverente, rogou: Sê paciente comigo, e tudo te pagarei. E o senhor daquele servo, compadecendo-se, mandou-o embora e perdoou-lhe a dívida. Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos que lhe devia cem denários; e, agarrando-o, o sufocava, dizendo: Paga-me o que me deves. Então, o seu conservo, caindo-lhe aos pés, lhe implorava: Sê paciente comigo, e te pagarei. Ele, entretanto, não quis; antes, indo-se, o lançou na prisão, até que saldasse a dívida.” Mateus 18:24-25
.
O mesmo se aplica aos Hinos de Suplicas e Louvores que entoamos, devem ser mais que palavras balbuciadas, deve ser regra de fé. Vejamos o hino 185 que segue mesma linha do "perdoar e ser perdoado":
.
"Perdoa o teu irmão - De todo o coração,
assim terás cumprido - O santo mandamento;
Também terás perdão – E paz no coração,
Por Deus serás benquisto – Sublime é o perdão”
.
E aí, você é dos que é perdoado e também perdoa???
2 comentários:
Olá, Mário!
Graça e Paz!
É verdade...
E a gente ora sem atentar para o que nós mesmos dizemos, sem prestar a devida atenção para o comprometimento que assumimos COM DEUS!!!
Veja:
“e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores” Mateus 6:12
Esse "ASSIM COMO" traz em si uma responsabilidade, um condicionamento, um compromisso que assumimos com Deus e que se torna CONDIÇÃO para que sejamos perdoados.
Ou seja: eu peço que Ele me perdoe SE e QUANDO perdoamos de fato àqueles que nos devem, nos ofendem, nos ferem, etc.
É por causa desses atos mecânicos/alienados que as igrejas estão abarrotadas de gente com a alma doente, de gente "crente" que está tendo um relacionamento de amor com Deus enquanto seu coração está cheio de rancor e ressentimento, mas confiante equivocadamente/tolamente/pretensiosamente/cegamente que estando no Templo do Senhor, Templo do Senhor, Templo do Senhor, está "a salvo".
A esses que assim pensam, Deus já alertava por meio do profeta Jeremias (caps 7 e 8)
Ora, o que nos aproxima de Deus é o AMOR derramado em nossos corações pelo Sacrifício do Cordeiro.
Meu carinho,
R.
Saudações,
Deus abençoe por esta postagem de grande ensinamento.
Jeter - CCA
Postar um comentário
Comente, elogie ou critique a postagem, mas se porte como cristão, não use "palavrões" e nem ofenda pessoas ou instituições.